Você, o Jão, o Frei Marco Inocêncio e a Grécia!

por Leandro de Carvalho

 

A situação da Grécia é, mais ou menos, assim:

Guardadas as proporções, você é um pequeno-empresário(a) e está endividado(a), ai recorre a um amigo, o Jão, pedindo dinheiro emprestado. Esse amigo diz que não tem dinheiro, mas tem cheques de um cliente e diz que vai te repassar e depois vc paga, qd puder. Vc aceita o empréstimo e agora consegue provar que seu caixa é positivo. Com o caixa positivo, vc consegue mais empréstimos, agora no banco, direitinho… blz! Está salvo!

Mas ai o cheque voltou e não vale mais nada. Seu amigo Jão diz que o problema não é mais dele e exige que pague o empréstimo feito. Vc volta a ficar desesperado, sabendo que tomou um prejuízo sozinho. Ai surge um amigo do Jão, o Frei Marco Inocêncio (conhecido como FMI), um santo, e oferece te ajudar a pagar a divida com o Jão. Mas o Frei não é banco de fato, só socorre os amigos, então precisa de garantias para dar o empréstimo. 

Como vc está com todo penhorado nessa altura do campeonato, acaba aceitando as condições do FMI: vai reduzir em 40% a conta de água, 30% a conta de luz, vai comer carne só de domingo e não vai “gastar” gasolina pra levar as crianças pra passear. Além disso, se comprometeu a depositar todas as vendas da lojinha numa conta que o FMI pode observar.

Bom, né? A culpa é de quem: do empresário, do Jão ou do FMI?
A resposta depende de onde vc estudou economia… rs. A maioria estudou na escola que defende que o empresário foi inconsequente, que o Jão não pode sair no prejuízo e que o FMI é, de fato, um santo.
(defesa que não concordo, obviamente).

Economia é aquele negócio que se baseia em acordos, que ninguém está certo e ninguém está errado, e leva mais quem tiver mais poder de barganha no momento.

 

Leandro de Carvalho é professor universitário, mestre em Economia pela PUC-SP. Atualmente é doutorando no Centro de Estudos Multidisciplinares na Universidade de Brasília, na área de concentração Desenvolvimento e Políticas Públicas.
“Controle da economia grega passa para Berlim, Bruxelas e FMI”
http://www.bbc.com/…/notic…/2015/07/150713_greciaacordo_ebc…

Recent Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search